Atendimento veterinário especializado e exclusivo para animais silvestres e exóticos

***Atendimento domiciliar e em clínicas *** -- Oferecemos hospedagem exclusiva

gallery/logotipo
gallery/logo chacara pet

Parceiros:

ENDEREÇO DE ATENDIMENTO

Rua São Sebastião, 436 • Brooklin • SP

CEP 04708-000 • Celular: (11) 97205-8075

Dra. Erika Hayashi

Mestre em Ciência Veterinária (USP)

Homeopatia Veterinária (USP)

Profissional Membro da ABRAVAS

gallery/logo_abravas

ATENDIMENTO COM AGENDAMENTO

Whatsapp (11) 97205-8075

ATENÇÃO

INFORMAMOS QUE NÃO COMERCIALIZAMOS QUALQUER

TIPO DE ANIMAL.

gallery/img_dicas

Aves


COMO CUIDAR E ALIMENTAR A SUA CALOPSITA FILHOTE?
• Se a ave estiver até um mês de idade é recomendado colocar um pano por cima da gaiola (só cubra metade da gaiola) e coloque uma lâmpada incandescente para aquecer a ave, com uma distância segura para nao haver perigo de superaquecer a ave. O pano é para a luz não ficar direto no rosto da sua calopsita.
• Se a sua calopsita filhote estiver só na papa sem comer sementes. O recomendado é oferecer papa apropriada para calopsita ou papa para psitacídeos filhote com intervalo de 2 a 3 horas e sempre preparar a papa no momento que for ofercer o alimento, não deixar preparado antes, pois a ave pode ficar com problemas no papo como estase de papo( a papa não desce mais do papo e o alimento fica parado no papo).
 Não forneça papa quente. Sempre testar a temperatura no lábio ou na palma da mão. Muitas aves sofrem queimadura de papo. Se preferir pode oferecer a papa em temperatura ambiente.
Preparar a papa com água filtrada e numa consistência cremosa afim de evitar a ave engasgar e para a ave ficar mais nutrida. Outra dica importante é colocar 1 gota de suplemento vitamínico para ave na primeira papa preparada do dia.
 A seringa para oferecer a papa deve ser apropriada e com o diametro do bico mais fino para nao machucar a ave, além de ter trava de segurança. Jamais utilize garrote (mangueirinha de borracha) para alimentar a ave, pois o garrote pode escapar e a calopsita engolir o garrote).
 Ao oferecer a papa observe o tamanho do papo para não oferecer muita papa ou pouca papa.
 Após alimentar a calopsita com a seringa, lave o bico da seringa com sabão e no interior da seringa passe bastante água. Enxague bem para nao haver resquícios de sabão no bico e no interior da seringa.
 Após alimentar a ave sempre higienize o bico da ave, ou outros locais que fiquem com alimento, a higienização pode ser feita com guardanapo. Não deixe seu filhote de calopsita com papa seca. Sempre deixar ela limpinha, assim como os pais a deixariam.
 Compre uma balança digital de cozinha e faça uma planilha. A planilha é bacana ter os horários de alimentação e o peso diário da sua calopsita. Pese a sua calopsita sempre no mesmo horário e antes de alimenta-la. Assim, vocÊ verá se ela está ganhando peso.
 Se a sua calopsita está crescendo, está com uns 2 meses já inicie o oferecimento de sementes para ela começar a aprender a descascar as sementes, após o aprendizado de descascar as sementes ofereça a ração extrusada. Aí o seu filhote de calopsita aprenderá a comer a mistura de sementes e a ração extrusada.
 IMPORTANTE: observe se há casquinhas das sementes, pois assim verificamos se a ave está realmente ingerindo as sementes.
 Caso esteja alimentando corretamente e a ave fique sem ganhar peso , tem que levar ela para um veterinário especialista em aves e animais silvestres, pois ela pode estar doente.
 Se a ave ficar muito quieta, sonolenta demais, com penas eriçadas (arrepiadas) consulte um médico veterinário de aves, pois ela pode estar doente.
 Se passado um período de 3 a 4 horas e a papa não tiver descido do papo, a ave pode estar com estase de papo, ou estase de ingluvio. Levar ao veterinário de aves.
 Se as fezes estiverem sem formato, mole ou consistência líquida e preta tem que levar a calopsita ao veterinário de aves.

CUIDADOS COM A AVE NA ÉPOCA REPRODUTIVA
 Nessa época de acasalamento e cuidados com os filhotes o ideal é complementar a alimentação básica (mistura de sementes e ração extrusada) com os alimentos abaixo:
• Não deve faltar:
                         - Pedra de cálcio – disponível diariamente
                         - Farinhada de ovo (diariamente)
                         - Queijo fresco sem sal ou ricota (uma vez por semana)
                         - Suplemento vitamínico para aves de acordo com a bula (20 dias).
Observação: Alimentos frescos devem ser retirados no dia seguinte.


CUIDADOS COM SUA CALOPSITA MANSA
• Solte sua calopsita de preferência quando você estiver em casa. Assim, você consegue interagir com ela e supervisionar a calopsita para não ingerir qualquer coisa.
 Ao realizar as tarefas de casa ou ao caminhar e virar, tenha cautela. Pois, você pode pisar na sua calopsita. As calopsitas mansas amam ficar atrás dos seus proprietários, sendo vítimas fáceis de pisadas.
 Em dias de comemorações, jantares na sua residência, deixe a sua calopsita mansa em um cômodo calmo e trancadado ou na gaiolinha dela. Afim, de evitar que a visita pise na sua calopsita.
 Fios devem estar escondido da sua calopsita, pois elas podem levar choque e se intoxicar com o metal. Chumbo e zinco são tóxicos para as aves.
 Se a sua calopsita mansa for ficar solta, as penas das asas devem ser cortadas por um médico veterinário especialista em aves. Pois, se cortar errado pode haver uma hemorragia.
• Muitas vezes os acidentes ocorrem ao cortar canhões vascularizados. Pois, há uma região da pena que se chama canhão e quando a ave está em muda esse canhão possui vascularização sanguínea e não deve ser cortado.
• Caso não for cortar as penas das asas da sua calopsita, coloque tela de malha estreita para evitar fugas. Pois, todos os dias muitas calopsitas desaparecem. Não é porque ela é mansa que ela não fugirá. As vezes basta um susto para ela voar e se perder. E quando as calopsitas fogem elas podem ser pegas por sorte por outra pessoa, ou por um gato ou por alguma ave rapinante de área urbana.


DICAS DE ALIMENTAÇÃO NATURAL SAUDÁVEL PARA OS PSITACÍDEOS (AVES DE BICO CURVADO)

 

Exemplos: calopsita, papagaio, periquitos, maritacas, papagaio ecletus, ring neck e etc.


Tudo sempre bem lavado e nada em exagero e no fim do dia retire o alimento fresco fornecido.
• VERDURAS VERDE ESCURO: 
   Almeirão, catalunia, escarola, rúcula, agrião, folha brócolhe, folha beterraba. 
   NÃO PODE DAR ALFACE.

• LEGUMES: 
   Jiló, maxixe, abóbora, abobrinha, semente de pimentão, cenoura.

• FRUTAS: 
   Maçã sem semente, mamão, banana, goiaba, melancia, caqui,pêra, laranja. 
   NÃO FORNECER ABACATE E ABACAXI.

 RAÇÃO EXTRUSADA DE BOA QUALIDADE SEM CORANTES, HÁ MARCAS COM RAÇÕES ESPECÍFICAS PARA CADA ESPÉCIE.
 Sementes nunca devem ser compradas a granel. Dê preferencias às rações com selo do SIF (selo da inspeção).
 Pedra de cálcio disponível diariamente.
 Milho (crú) rodela (Oferecer uma vez por semana).
 Queijo fresco sem sal ou ricota (Oferecer uma vez por semana).
 Ovo cozido (gema, clara, casca)- metade de um ovo (Oferecer uma vez por semana) ou farinhada de ovo industrializada.
• PETISCOS DEVEM SER OFERECIDOS A CADA 15 DIAS. (BARRAS DE SEMENTES COM MEL E OVO). 
COCO, NOZES, CASTANHA DO PARÁ (FORNECER 1X AO MÊS). 
CHOCOLATE, CEBOLA E SAL SÃO TÓXICOS PARA AS AVES.
Não realize o corte de cauda da calopsita. Mesmo que a cauda esteja suja. A cauda serve para dar estabilidade à ave.


PNEUMONIA OU PSITACOSE
A pneumonia pode ser causada por diversos agentes, porém a Chlamydophila psittaci afeta alguns psitacídeos alguns exemplos são os papagaios e calopsitas imunossuprimidos (baixa imunidade) que pode ser ocasionado por fatores estressantes como dieta e/ou ambiente inadequado. A Chlamydophila possui potencial zoonótico sendo transmissível para o homem.


Alguns sinais que são indicativos da pneumonia são o bico aberto, secreção nasal, espirros, ruido ao respirar, conjuntivite, diminuição do apetite e sonolência. E em alguns casos mais graves a ave não se alimenta mais, chegando a ficar quieta no fundo da gaiola. 


Por este motivo é importante a ave passar em consulta com um médico veterinário especialista em aves para orientar uma dieta adequada , tratamento precoce e realização de exames como por exemplo o PCR para Chlamydophila psittaci e outros exames caso necessário.